Quando falamos de propósito, “não há uma empresa nem mais antiga, nem mais moderna. O que define sistemicamente uma melhor empresa é quanto nela é possível se reconhecer um melhor homem, uma melhor equipe, uma melhor sociedade, assim por diante… Implica em conseguirmos ir além da própria empresa, e reconhecermos nela um propósito, que eleve a dignidade da vida das pessoas no planeta.”
O propósito de uma organização vai além de visão, missão, princípios e valores. Se a visão expressa como a organização se vê no futuro, o propósito expressa a sua finalidade para se estar lá. Se na missão ela expressa como pretende atender determinada necessidade, o propósito expressa a razão de ser de sua existência.
O propósito nos coloca, tanto como profissionais como organizações no mais amplo e elevado patamar da razão de sermos o que somos e do lugar que ocupamos em um sistema. Isto porque o propósito decorre do que se realiza, onde se realiza e como se realiza, ou seja a razão, o pertencimento e o equilíbrio para sermos o que somos. Expressa a função que a organização realiza em seu setor de atividade. Assim, sistemicamente o propósito de uma atividade industrial, econômica, de serviços, e etc. não é definido pelo seu estágio tecnológico, nem pela especialidade que se realiza mas pela função de sua atuação, diante de determinado setor. Como no caso de organizações que atuam para o setor de saúde, educação, energético, alimento, etc. O nível de seu avanço tecnológico expressa a fase de seu desenvolvimento organizacional, e o propósito a sua finalidade dentro do setor.
Se uma organização pertence ao setor de Defesa, ela tem o propósito de promover a soberania nacional e sua missão será a de operar no espaço do seu campo seja ele o aéreo, o terrestre, o marítimo ou o cibernético, para integrar o território nacional. Desta forma uma organização orientada por propósito neste setor pertence a um campo que organiza todo funcionamento desse sistema que é expresso em diretrizes de comunicação, de relações , de suprimento de recursos e sistemas da base tecnológica do setor.
Quando uma organização se torna orientada por propósito ela se torna parte integrante de um mesmo sistema, em que cada uma desempenha a função de um órgão no organismo do mesmo campo. No caso do Setor Aéroespacial e de Defesa, o princípio que orienta o funcionamento do seu sistema de equilíbrio de operação, está baseado nos valores de busca de autonomia e inovação, segundo o Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009 do MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA PORTARIA Nº 278/GC3, DE 21 DE JUNHO DE 2012 . E são estas as diretrizes que fomentam a indústria para buscar capacidades e tecnologias para suprir toda a cadeia de recursos e instrumentos e manutenção de seus sistemas operantes.
Através do alinhamento de propósito, é possível se integrar todo o ecossistema de um setor, como diferente grupos, organizações e associações em torno de diretrizes administrativas e organizacionais para fomentar o funcionamento das áreas de forma a acelerar seu processo de inovação, envolvendo novos fatores e aspectos organizacionais em suas atividades.
Neste sentido a mentoria sistêmica além de possibilitar esta aceleração, é a abordagem de organização do conhecimento orientada por propósito, que transforma a experiência e conhecimento acumulado ao longo de sua história em legado disponível na sustentabilidade futura do setor.
A Mentoria Sistêmica permite esta aceleração do ciclo de maturidade de profissionais, capaz de trazer novas soluções cooperativas para o setor.
A mentoria Sistêmica é sustentada pela ciência sistêmica e segue passos metodológicos pré-definidos pelos princípios essenciais da organização social do trabalho. Cria alinhamento e acelera iniciativa, ampliando horizontes pessoal e profissional de todos envolvidos.
Foi pensando nisto que a SBMS em conjunto com o Instituto e-IMI Solutions e outras instituições do setor estão organizando o :
FÓRUM DE MENTORIA SISTÊMICA ENTRE EMPRESÁRIO, PROFISSIONAIS, GESTORES ASSOCIAÇÕES E AGENCIAS E OUTROS ÓRGÃO DO ECOSSISTEMA DO SETOR AEROESPACIAL E DEFESA.
Para debaterem em conjunto, soluções integradas e de rápido encaminhamento para o setor.
Serão os dias: 12 – 13 – 14 – e 15 de Outubro
Faça suas inscrições a baixo
http://twixar.me/w3hm